top of page

Leonilson, Todos os Rios Levam a Sua Boca  

Sobre o

Projeto

Em maio de 2020 completaram-se 27 anos da morte precoce de José Leonilson, um dos maiores artistas plásticos brasileiros, expoente da geração 80. O espetáculo Leonilson, Todos Os Rios Levam a Sua Boca estreou no Teatro Petra Gold em formato de teatro online em meio à pandemia. A peça presta uma homenagem ao artista plástico através de um espetáculo delicado que mostra ao público os sentimentos mais sinceros e íntimos de Leonilson, que passou a infância entre os retalhos amontoados no quarto de costura e seguiu costurando suas vivências e expondo seu coração.

Arlindo Lopes interpretará textos pessoais de Leonilson, a partir das anotações nos cadernos, diários de sonhos e fitas cassetes deixados por ele, permitindo ao público um mergulho no universo particular do artista cearense que morreu aos 36 anos e registrou até seus últimos dias, suas angústias, as viagens pelo mundo, sua relação com família e amigos, o amor e as dores, seu humor e o encontro com a própria infância e a morte em decorrência do HIV. Marina Vianna assina a direção do monólogo, Alice Cruz, a assistência de direção, cenário e o figurino, Paulo César Medeiros a luz, Rico Vilarouca e Renato Vilarouca as projeções cênicas, Rodrigo Marçal a trilha sonora, Gilberto Filho o projeto gráfico, Arlindo Lopes e Joana D´Aguiar a direção de produção e a realização é da Pássaro Azul Produções.

 

O espetáculo mergulha no mundo imagético de Leonilson, com desenhos, pinturas, costuras, reproduções de alguns de seus trabalhos e terá como pano de fundo a atmosfera dos anos 80.

bottom of page