Escolhas - Um DocMúsica
Sobre o
Projeto
Escolhas é um documentário rodado na comunidade do Morro do Pinto/RJ que revela a beleza e o antagonismo da música popular brasileira mergulhando em três aspectos fundamentais da vida humana: a espiritualidade, o corpo e a convivência com o outro. Abordados em separado e em seus múltiplos choques e entrelaçamentos, esses temas partem das próprias vivências da protagonista Lu Fogaça, uma cantora, compositora, atriz, mulher preta, nascida na região Portuária do Rio de Janeiro, que vive em um país atravessado por contradições e desigualdades, que afetam os sujeitos não apenas em seus direitos e deveres, mas também em seus anseios, seus desejos, seus amores e sua religiosidade.
Costurado por depoimentos de Lu Fogaça, sua avó, Dona Maria e sua parceira de trabalho, a maquiadora Vanessa Sant´ana, o documentário conta um pouco da trajetória pessoal e profissional da vocalista que passou parte de sua infância e juventude no Morro do Pinto. O filme dirigido e escrito pelo o diretor e ator Arlindo Lopes, tem a direção musical e os arranjos de Jorge Mendes, a montagem e edição do publicitário Gilberto Filho, as imagens de Beny Cazim e a contrarregragem de Jefferson Sant´ana. O público poderá conhecer através desse trabalho 7 canções autorais da vocalista Lu Fogaça e de alguns de seus parceiros de jornada, em especial Jorge Mendes, seu parceiro musical há 10 anos. Assim do alto do morro, veremos da Central ao Santo Cristo, do Sambódromo ao Cais do Porto, e Lu Fogaça cercada por essa geografia da cidade irá cantar e contar suas histórias.
Ficha Técnica:
Com Lu Fogaça
Dirigido e Escrito por Arlindo Lopes
Argumento Original: Arlindo Lopes, Lu Fogaça e Jorge Mendes
Direção Musical e Arranjos: Jorge Mendes
Montagem, Edição e Cor: Gilberto Filho
Imagens: Beny Cazim
Figurino: Milu Conti
Makeup: Vanessa Sant´ana
Contrarregra e Eletricista: Jefferson Sant´ana
Participações Especiais: Maria Aparecida Noleto, Cintia Santanna, Juliana Mello, Mellany Costa, Vanessa Sant´ana Rodrigo Luz e Jorge Mendes
Design Gráfico: Gilberto Filho
Imagens Extras: Ellen Costa e Pablo Vasconcellos
Motoristas: José de Moraes e Wallace Paula de Moura
Catering: Ddelicias Congelados
Unhas: Nails Designe de Lika de Souza
Direção de Movimento "Mamãe Oxum": Giovana Lo Bianco
Acessórios Mamãe Oxum: Zuzu Acessórios
Apoio Cultural: Efeito Urbano, Entre o Céu e a Favela, Fábrica Musical
Produção: Arlindo Lopes, Lu Fogaça, Vanessa Sant´anna e Rodrigo Luz
Realização: Pássaro Azul Produções
#EditalCulturaPresenteNasRedes #CulturaPresenteNasRedes #CulturaPresente #SececRj #GovRj #QuarentenaCultural @sececrj
Curiosidades:
No repertório musical, destaca-se a canção “Mamãe Oxum”, recentemente lançada nas plataformas de streaming. Nela, Lu Fogaça abraça a vida com seu fluxo ininterrupto de mudanças, como o rio que a entidade feminina do panteão afro-brasileiro representa. Já em “Pássaro que Dorme”, a cantora vê em um homem de Oxóssi a energia encantatória do orixá, com a beleza de olhos que a fazem adormecer em um sonho amoroso. No xote “Preciso”, essa dimensão do corpo feminino como fonte de desejos e anseios reprimidos ganha uma nova amplitude, através da expressão de pensamentos e sentimentos conturbados após o fim de uma relação amorosa problemática. Com a música "Vem pro Morro" ela irá relembrar a alegria de viver na comunidade do Morro do Pinto com a participação das amigas Cintia Santanna e Juliana Mello. Tudo isso também em contradição com a violência, o preconceito e abismo social que Lu nunca teve medo de enfrentar. Por fim, na canção que dá nome ao projeto, “Escolhas”, política, fé e amor se entrelaçam num grito pela liberdade de escolher o próprio rumo e a própria opinião em meio a tantos caminhos e soluções prontas e tão fáceis, quanto aprisionantes.
Músicas:
Hoje Eu Acordei Daqui - Lu Fogaça
Preciso - Lu Fogaça e Vinicius Santos
Mamãe Oxum - Ricardo Planas
Pássaro que Dorme - Lu Fogaça
Participação Cadu Mazzoni (percussão e bateria) e Pedro Silva (sopros)
Ladeira (Vem pro Morro): Luciano Fogaça e Marina Abrão
Cadê Você: Jorge Mendes
Escolhas: Jorge Mendes
Agradecimentos:
Giovanna Machline, Iara Pereira Costa, Joana D´Aguiar, Maria Aparecida Noleto,
Rodrigo Luz, Suzy Milstein, Tereza Nabuco, Zenir Pires da Luz, Escola Fábrica de Música. Aos pássaros, que às dez pra cinco foram a extensão divina do processo.