top of page

Cesária Évora - Dixa´m Morrê ta Sonhá

Sobre o

Projeto

Do mar veio o convite para cantar, foi um marinheiro quem primeiro lhe pediu para tomar o espaço com sua voz. Como quem esperava este aceno para confirmar seu desejo, lançou-se ao desconhecido e passou a encantar as ruas de sua Mindelo. Desde então, o ritmo de sua vida cadencia doses de tristeza, goles de grogue, momentos de ostracismo e até mesmo o vento tranquilo da felicidade.

 

E é a música que liga Cesária Évora ao Brasil e, mesmo só tendo ido ao país em meados da década de 1990, em qualquer lugar do mundo onde cantasse também era como se estivesse lá, numa relação afetiva desvelada pelos ritmos e línguas irmãs.

 

46 anos após o início da sua carreira, Cesária parou de cantar. Decidida, como sempre foi, parece ter desejado e escolhido um último descanso, em sua terra, antes de partir. Estes e muitos outros pormenores do seu caminho, a própria “Musa dos pés descalços”, ou “rainha da morna”, quem conta através de canções e histórias em Cesária Évora – Dixa'm Morrê ta Sonhá.

O espetáculo, protagonizado por Lu Fogaça, terá a direção de Arlindo Lopes e dramaturgia de Mariana Jaspe e Ricardo Gomes. A direção musical será do pianista Pedro Izar, os figurinos de Tereza Nabuco, a luz de Paulo César Medeiros, projeções de Rico Vilarouca, programação visual de Gilberto Filho e  direção de produção de Joana D´Aguiar. A atriz/cantora será acompanhada por 5 músicos, Pedro Izar, Samara Líbano, Chiara Pinnola, Flávia Castilho e Luciano Fogaça que tocarão ao vivo - traçando um panorama da vida e obra da artista através de suas canções e de histórias que marcaram suas idas e vindas da música, na música e na vida.

bottom of page