top of page

A Cerimônia do Adeus

Sobre o

Projeto

O longa-metragem A Cerimônia do Adeus é a adaptação da obra original do autor Mauro Rasi.

A história se passa no final dos anos 60 e nos apresenta Juliano, um jovem dramaturgo que deseja se livrar do provincianismo de sua cidade natal, no interior paulista, Bauru. Menos compreendido do que gostaria, porém determinado a criar, ele vive refugiado em seu quarto com muitos livros. De tanto conviver com eles, é dentro desse espaço que sua imaginação febril ganha vida e acaba dando vida às suas obras preferidas, materializando Jean Paul Sartre e Simone de Beauvour. Para Juliano, os gênios franceses são os únicos companheiros para debater as grandes causas e revoluções, enquanto para todos os demais, incluindo sua mãe Azpázia, são apenas dois livros. A dona de casa Aspázia não agüenta conviver com os ideais de seu filho único, Juliano. Sua arte, seus pensamentos, energia, raiva e roupas sujas são o grande embate entre mãe e filho. Ela também está às voltas com seu marido Hermes, um homem doente, sua irmã, Brunilde e com o filho dela, o misterioso Lourenço.


Em paralelo com a trama principal, vemos os efeitos da Ditadura Militar entre os moradores de uma cidade pequena, bem como dos efeitos do Existencialismo nos jovens “revolucionários”. A situação mais ampla da sociedade dividida entre comunismo e capitalismo, liberdade e repressão, família e indivíduo. Descobrimos então que Lourenço é um reacionário proto-torturador, possivelmente responsável pelo sumiço do irmão de Francisco, o melhor amigo de Juliano, bem como um sacana que engravida a amante semanas antes do seu casamento.


Nesse ambiente sufocante, a condução da verdadeira história que emociona é a relação da mãe e do filho, Aspázia e Juliano. A decisão de Juliano partir de casa, a incredulidade da mãe, a sensação de que não dá mais para o jovem escritor permanecer naquela casa, naquele mundo, mostra que a  dramaturgia de Mauro Rasi, atemporal e universal, mantém-se forte até hoje.

Para saber mais sobre Mauro Rasi acompanhe @maurorasidramaturgo 

bottom of page